2020-07-03

Prevenção e Cuidados de Saúde perante a Alergia

Os meses de Verão anunciam a chegada de temperaturas mais agradáveis resultantes de um clima quente e seco, com um maior número de horas de luz solar. No entanto, a vontade de utilizarmos um guarda roupa mais leve e de aproveitarmos o bom tempo deve ter em conta a permanência do pólen na atmosfera, o aumento do número de insetos e a menor proteção que o nosso corpo tem perante ameaças externas, fatores de que podem resultar, naturalmente, reações alérgicas.
As alergias podem dever-se a diversos fatores, nem sempre sendo possível identificar o fator despoletante de uma determinada reação alérgica. É, por isso, importante sabermos como as prevenir, e, na sua ocorrência, a melhor maneira de agir.


Prevenção
Em geral, evitar o contacto com os olhos, a exposição solar ou o contacto direto com plantas, animais ou outro tipo de objeto que se pensa poder ser causador de alergia é também aconselhado, até diagnóstico concreto da causa.
Em casos de alergia ao pólen, ainda frequentes em tempo quente e seco, é essencial que se proteja particularmente em dias secos e ventosos, fechando as janelas de sua casa e tomando banho antes de se deitar por forma a remover as pequenas partículas que se podem agarrar ao seu corpo.
Uma boa higiene nasal é também uma das melhores formas de prevenir a alergia e de aliviar sintomas. Sendo assim, a lavagem das fossas nasais duas vezes por dia com água do mar é essencial, nomeadamente em casos recorrentes.
Nas alturas de maior calor, seja na praia, em campismo ou em casa, pode ser também essencial usar um repelente de insetos.


Sinais de Alerta
Existem vários sinais de alerta dependendo do tipo de reação alérgica e da zona do nosso corpo que está a ser alvo de irritação. Para além da picada de inseto, algumas das alergias mais comuns têm sintomas semelhantes:
Comichão ao nível dos olhos, assim como lágrimas e vermelhidão podem ser sinais de uma conjuntivite alérgica;
Lesões ou manchas na pele vermelhas, com ou sem bolhas e causadoras de comichão são indicadores típicos de eczema, dermatite de contacto ou urticária;
Espirros intensos e pingos no nariz, associados a irritação ao nível da garganta são sintomas de rinite alérgica.

 
Tratamento
A maior parte destas reações alérgicas pode ser tratada com o recurso a anti-histamínicos orais, como o Cetix,associados a um descongestionante no caso da rinite alérgica ou de um colírio para aplicação local e alívio dos sintomas da conjuntivite alérgica. Para tal, poderá utilizar os produtos Allergodil, disponíveis em descongestionante nasal ou colírio, sendo assim indicados como tratamento em ambas as situações.



 
No que diz respeito à sua pele, para um alívio rápido da comichão e irritação é essencial ter consigo um creme ou pomada calmante e reparadora. O Alerpikeo Caladryl Eczema apresentam-se como soluções premium para uma resposta e alívio rápido dos sintomas e em gamas adequadas a qualquer idade e para pele sensibilizada.
 
Esteja atento e cuide de si, não hesite em contactar o seu médico ou farmacêutico em casos de permanência, agravamento de sintomas, ou no esclarecimento de qualquer dúvida.




 
 
Marco Costa
Farmacêutico

 

Ultimas

2020-03-10

Plano Contingência // COVID-19

Implementação Plano de Contingência
2020-03-14

Centro de Dia // COVID-19

No dia 12.3.2020 foram aprovadas pelo Conselho de Ministros medidas extraordinárias e de carácter urgente face à situação de pandemia epidemiológica do COVID-19.

2020-03-15

Serviço Público

Cumprindo o nosso dever enquanto entidade prossecutora de solidariedade social, atendendo à actual conjuntura e à necessidade emergente de proteger os mais frágeis, informamos o seguinte: