2023-04-06

Dia Mundial da Atividade Física

O Dia Mundial da Atividade Física celebra-se a 6 de abril. Este dia visa promover a prática de atividade física junto da população, assim como mostrar os benefícios do exercício físico.
 
Um em cada três adultos na União Europeia não faz exercício suficiente. Portugal é o país mais mal colocado dos 27 estados membros. 45% dos adultos portugueses não pratica atividade física suficiente para cumprir as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS). Contudo, o movimento está presente em todos os instantes da nossa vida e é possível ter uma vida fisicamente ativa através de outras pequenas mudanças no dia-a-dia – no trabalho, em casa e, sobretudo, na forma como nos deslocamos (escolha as escadas em vez do elevador, por exemplo!).
 
De acordo com a OMS, o número de horas semanais ideal de atividade física é de 150h. Pode ser um desporto, uma dança, uma simples caminhada, quanto maior a diversidade dos estímulos, maior será a possibilidade de atingir melhores resultados. Pode atingir este objetivo com apenas 30min do seu dia, 5 dias por semana! Igualmente importantes estão claro: a alimentação saudável, o sono de qualidade e a ingestão de água.
 
A atividade física regular é uma das coisas mais importantes que pode fazer pela sua saúde. Ser fisicamente ativo pode melhorar a sua saúde mental, ajudar a controlar o peso, reduzir o risco de doenças (previne doenças cardiovasculares e ajuda no controlo da diabetes, hipertensão arterial e níveis de colesterol, previne vários cancros como o cancro da mama, intestino, bexiga, entre outros...), ajuda a fortalecer ossos, articulações e músculos (proporcionando mais resistência, flexibilidade, equilíbrio corporal e agilidade; afeta positivamente o pico de massa óssea em crianças e adolescentes; contribui para a manutenção e promoção da densidade óssea em adultos e diminui a constante perda de massa óssea nos idosos, reduzindo ainda o risco de quedas). Assim sendo, ser mais ativo melhora a sua capacidade de fazer simples atividades do dia a dia!
 
O exercício induz a produção de endorfinas, uma substância natural que promove a sensação de prazer e bem-estar. Aumenta o fluxo de sangue no cérebro, e concomitantemente os níveis de neurotransmissores, como a serotonina, que aumentam a sensação de felicidade, contribuindo, assim, para diminuir a ansiedade e a depressão. A prática de atividade física melhora a qualidade do sono e aumenta a capacidade de concentração, que leva a um melhor rendimento escolar e laboral.
 
Estima-se que poderiam ser evitadas 110.000 mortes por ano se os adultos com 40 anos ou mais aumentassem a sua atividade física numa pequena quantidade. Mesmo mais 10 minutos por dia fariam a diferença. Ser mais ativo diariamente também ajuda a diminuir o risco de morte prematura por todas as causas.
 
São poucas as medidas de estilo de vida que têm um impacto tão grande na sua saúde como a atividade física!
 
Todos podem experimentar os benefícios para a saúde da atividade física - idade, sexo, capacidade física, etnia, forma ou tamanho não importam. Do que está à espera para se tornar mais ativo/a?

Dra. Sofia Machado
Médica de Clínica Geral e Familiar | Instrutora de Zumba D'ANSE

 

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